A Comissão de Seleção do Processo Seletivo Turma 2024 do Mestrado e Doutorado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Amazônia Oriental), divulga a lista de inscrições homologadas após recursos para o Processo Seletivo 2024.

 

Homologação de inscrições após recursos - Promoção 2024

Primeira sessão da especialização, turma em visita de campo, Santa Bárbara do Pará, 2023. Créditos da foto: Ianca Moreira

 

A especialização em Restauração Ambiental e Sistemas Agroflorestais tem como objetivo proporcionar o encontro entre diversos atores locais que atuam diretamente com o meio rural no estado do Pará, com intuito de fortalecer a construção de conhecimento a partir do diálogo e da horizontalidade, além de potencializar os impactos positivos de múltiplas iniciativas socioambientais na realidade do campo.

São quarenta estudantes que formam uma turma diversa: mulheres, homens, jovens, técnicos, agricultores, lideranças de movimentos sociais  e de comunidades, representantes de organizações sociais, do setor público e do terceiro setor, bem como indígenas e quilombolas; advindos de 17 municípios diferentes do nordeste paraense e representantes de 19 organizações sociais, entre as quais estão assentamentos, associações, secretarias governamentais, comunidades quilombolas, institutos e Resex’s.

Outro diferencial é que a especialização foi pensada levando em consideração as diferentes realidades dos seus estudantes. Por isso a especialização é itinerante e cada módulo ocorre em um município diferente. Sendo assim, em quatro sessões, as aulas já ocorreram nos municípios de Belém, Tomé-Açu, Moju e Irituia.

Ao unir técnicos, com graduação e pós-graduação, e agricultores, os quais muitas vezes não passaram pelas salas de aula (porque possuem uma vida dedicada ao trabalho com a terra), no mesmo espaço de aprendizagem, a especialização trabalha com o pressuposto de que a educação é uma ferramenta de encontro e fortalecimento para todos.